Democracia no abismo: Venezuela

Instituto Update, PISEAGRAMA, Fósforo e Democracia Abierta

Desde quando Nicolás Maduro, sucessor do presidente Hugo Chávez, assumiu o poder em 2013, a crise econômica, política e humanitária vem se agravando na Venezuela.

Em que pese o embargo comercial realizado pelo governo dos Estados Unidos e o histórico de intervenções deste país nas democracias da América Latina, é cada vez mais evidente que o governo de Nicolás Maduro ultrapassou há muito tempo a linha que separa democracia de ditadura. As prisões políticas, medidas autoritárias e de desrespeito a direitos humanos no país tem sido denunciadas por órgãos e figuras políticas diversas, como a ex-presidente chilena Michele Bachelet e o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica. 

Em continuidade à série produzida junto com o site Open Democracy, o Instituto Update e outros parceiros, Piseagrama participou da producão deste vídeo que compila uma série de entrevistas com ativistas e pessoas de diversas áreas de atuação na Venezuela, sobre a resistência de milhares de venezuelanos contra a ditadura de Maduro.

Fotografia de Adriana Loureiro/ Reuters/ Agência Brasil