À SOMBRA
DO FUTURO
Projeto de Luiza Proença, Roberto Winter e Deyson Gilbert
Parte integrante da pesquisa documental da exposição “À sombra do futuro” realizada em São Paulo em 2010, essa coleção de vídeos resultou de uma pesquisa que tinha como principal intuito localizar na produção midiática paralelismos entre diferentes projetos e momentos históricos do país, reconhecendo neles estratégias semelhantes de construção e reordenação da imagem nacional.
Do arrojo dos futuros museus à euforia do petróleo no pré-sal, do otimismo econômico ao anseio pela Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, dos grandiosos projetos de infraestrutura à recente consagração internacional de artistas nacionais, é possível observar os modos pelos quais as representações desses acontecimentos recorrem a procedimentos como retificação simbólica e valorativa, formulação de projetos, construção de identidade, especulação econômica, apropriação e rearticulação histórica, entre outros. Assim, os vídeos, em conjunto, suscitam uma reflexão a respeito do modo como especulações, projetos e expectativas em âmbitos econômicos, políticos, sociais ou culturais atuam influentemente tanto sobre as compreensões do futuro quanto as do presente e do passado.
Luiza Proença, Roberto Winter e Deyson Gilbe
Artistas e curadores da exposição À sombra do futuro, realizada em São Paulo em 2010.
Como citar
GILBERT, Deyson; PROENÇA, Luiza; WINTER, Roberto. À sombra do futuro. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, n. 2, p. 52-53, abr. 2011.